sábado, 7 de dezembro de 2013

II Mostra Atelier Vivaz – Publicação RAC (WEB 07/12/2013)

O Atelier Vivaz, uma vez, abre suas portas para artistas novos e renomados ao promover sua II Mostra, desta vez com o título 'Sob o Céu Infinito'. A exposição conta com uma coletânea de esculturas contemporâneas apresentada de forma inédita: “passa a fazer parte no contexto das produções escultóricas da paisagem, um jardim”, explica a curadora da mostra Maria Inês Saba. Ela continua: “Os diversos suportes que estendem o campo para um artista criar, resgata o elo da escultura, perdido no modernismo, com o lugar que ocupam neste espaço”. Os artistas plásticos Alois Hunka, Alvaro Azzan, Fabiano Carriero, Giló Silvatti, Gomes Heleno, João Bosco, Mirs, Robinson Jose da Silva e Tereza Vianna buscaram desafiar os limites da arte propondo o uso de diversos materiais. Esta geração de escultores campineiros utiliza com completa liberdade recursos e materiais novos oferecidos pela indústria e tecnologia, tais como as borrachas, concretos, madeiras, entre outros materiais, e todo um enorme acervo de técnicas e formas herdadas da arte, para projetar suas obras numa releitura de mundo.

Maria Inês explica que as peças, que vão desde miniaturas até grandes esculturas, também mostram que as dimensões do espaço são uma questão importante para os artistas de hoje. “Trabalham na abstração geométrica, alinhados a princípios concretistas, neo-concretistas e minimalistas. As esculturas como meio expressivo nos questionam a todo o momento. Vale dizer que elas ampliaram seu campo criativo ao serem trabalhadas como instalação e objeto, especialmente num espaço natural.”

Segundo a curadora, esta II Mostra Atelier Vivaz – 'Sob o Céu Infinito' comprova a determinação idealizada pelo Atelier de ser elemento inovador nas artes visuais e na cultura de Campinas. E finaliza: “Uma exposição formada por uma variedade inextrincável de materiais, técnicas e recursos conceituais da escultura, que se funde e se transforma em uma obra única”

Serviço

II Mostra Atelier Vivaz – 'Sob o Céu Infinito'

Neste sábado (7), das 10h às 16h. A mostra fica em cartaz até 17/12 e as visitas devem ser agendadas por telefone.